Primeira Igreja Presbiteriana Independente de Santos
Casa de oração para todos os povos
Livro de Visitas


Para assinar nosso Livro, utilize 'contato'


1. Rev. Marcos Paulo Bailão - 2008-09-09 15:58:34
90 ANOS DE HISTÓRIA
Durante o mês de setembro estaremos celebrando mais um aniversário da nossa 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Santos. Este ano a festa é particularmente especial, visto que a igreja completa 90 anos de abençoada existência. É tempo de celebrar, mas também tempo de olhar para trás e lembrar o quanto o Senhor tem feito por nós e por nossa comunidade.
Um primeiro olhar vai mostrar que a pequena igreja que nasceu em 14 de setembro de 1918 soube atravessar o tempo enfrentando períodos de profícuo crescimento com outros de crises, às vezes, profundas. Soube ela entender as mudanças que o tempo e a sociedade impuseram, escolhendo entre modismos e reais transformações, entre o que era progresso e o que era declínio. Embora, em alguns casos, essas escolhas tenham tido um alto preço.
Outro aspecto a ser lembrado é das várias gerações que por aqui passaram. Não poderia ser diferente após 90 anos de existência. Certamente que numa ocasião como esta, nos lembramos de muitos irmãos e irmãs, alguns que já estão com o Senhor, outros que estão em outras igrejas, e ainda outros que não estão. Muitos deles nos deixaram exemplos e testemunhos de fidelidade e serviço ao Senhor, de amor à igreja, de vida íntegra e solidária. De muitos sentimos saudades.
Seja como for, as gerações passadas nos deixaram um legado, a 1ª IPI de Santos e sua missão nessa cidade. E não apenas nessa cidade. Não podemos esquecer que nesses 90 anos a nossa igreja deu frutos, gerou filhas. Todas as igrejas que compõem o Presbitério Litoral Paulista são filhas de nossa igreja. Podemos afirmar que, em 90 anos, o que era uma igreja se transformou em um presbitério.
Mas a maior herança não foi o crescimento institucional. Durante esse tempo, muitas foram as pessoas que renderam a Cristo através do anuncio do evangelho proclamado nessa comunidade. Muitos tiveram suas vidas transformadas e passaram a servir ao Senhor com os irmãos que aqui congregaram ou ainda congregam. O maior legado da 1ª IPI de Santos é, sem dúvida, as vidas redimidas pelo Senhor.
Por tudo isso, esta é uma história que deve ser lembrada, pois através das lutas, das provas, das derrotas e das vitórias, a 1ª IPI de Santos tem levado adiante o pendão real que nos entregou o Rei Jesus.
Rev. Marcos Paulo Monteiro da Cruz Bailão
Pastor da 1ª IPI de Santos


2. Rev. Valdir Augusto Vesco - 2008-09-10 00:30:44
O ano de 2008 é um ano diferente dos demais em relação à história da Igreja Presbiteriana Independente em Santos; é um tempo de festa e de preparação para o centenário; hoje são 90 anos de implantação da fé presbiteriana no litoral paulista. São 90 anos de boa disposição.
Com grande alegria a IPI em Santos dá graças a Deus pelo dom inestimável da vocação, que Deus concedeu, neste tempo, a tantos.
Se os fundadores deste magnífico trabalho, já se encontram na glória eterna, certamente existem seus familiares, netos e bisnetos, bem como conhecidos que ainda se encontram entre a comunidade, e podem perfeitamente relatar a dinâmica, as lutas e momentos de grande fé nesta caminhada.
O objetivo principal deste momento histórico, não deve ser simplesmente a promoção de um ajuntamento de pessoas para mostrar que são muitos aqueles que pertencem a esta promissora comunidade; mas deve ser principalmente enfatizar a mensagem que tanto foi pregada pelos pioneiros; Jesus Cristo é o único Senhor.
O alvo deve continuar a ser o de levar o maior número de pessoas aos pés de Cristo. A continuidade da luta é uma questão de consciência e determinação, e como disse Martinho Lutero, não podemos ir contra a nossa consciência.
Com gratidão ao Senhor da vida, parabenizo aos irmãos desta preciosa comunidade por momento tão generoso.
Rev. Valdir Augusto Vesco
Pastor da Igreja Presbiteriana Independente em Bela Vista - Osasco


3. Rev. Gerson Correia de Lacerda - 2008-09-10 20:41:56
Mensagem à 1a IPI de Santos
Nunca me esqueci da primeira vez que visitei a 1a IPI de Santos. Seu pastor, na época, era o Rev. Paulo Martins de Almeida, de saudosa memória. Desde então, tenho acompanhado a história da igreja, suas vicissitudes e vitórias. Ao chegar aos 90 anos, a 1a IPI de Santos tem uma bela história para contar, pela graça de Deus.
Desejo que a história que essa igreja continuará a escrever prossiga sendo bela, para a glória do Senhor da Igreja, Jesus Cristo.
Rev. Gerson Correia de Lacerda, secretário geral da IPI do Brasil


4. Luiz Antonio Pio Martins - 2008-09-12 08:47:05
Dia 14 de setembro comemoraremos nosso nonagésimo aniversário e como musicista da família 1ª IPI de Santos registro nessas linhas a lembrança da marcha rancho do hino que fala; “Quando tu Senhor, teu Espírito envias, todo mundo renasce é grande alegria”. Podemos neste instante olhar para trás e ver quantas lutas e provas tivemos que passar; quantos desafios a enfrentar e com fé, ver além das circunstâncias, crendo que o Senhor, que começou a boa obra em nós, há de completá-la até o dia de Cristo. Certamente, tivemos muitos momentos de dor e sofrimento. Em todas estas coisas, porém, temos sido “mais que vencedores” por meio daquele que nos amou e a si mesmo se entregou por nós. De fato, “grandes coisas fez o Senhor por nós e por isso estamos cheios de alegria”.
Presb. Luiz Pio
Secretário do Conselho


5. Valdeli R. Moura e família - 2008-09-13 21:12:45
Há 9 anos fui acolhido juntamente com minha família na 1ª IPI de Santos, que no dia 14 de Setembro comemora seu nonagésimo aniversário. Igreja esta, que tanto tem nos tratado com amor e carinho. Ao longo destes 9 anos temos conhecido um pouco da história desta amada igreja, e nos identificamos com servos e servas cheios do Espírito Santo que abraçaram as verdades dos ensinamentos que o Senhor Jesus Cristo nos legou. Agradecemos a Deus por ter-nos trazido até aqui e que possamos continuar com os irmãos, juntos, nesta jornada que iniciou-se há 90 anos; Parabéns 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Santos.
Presb. Valdeli


6. Juvenal S. Netto - 2008-09-14 19:09:33
Mês festivo!
A 1ª IPI de Santos celebra seus 90 anos de bênçãos!
Rogamos ao Senhor da igreja que continue derramando suas chuvas sobre nós.
Sem. Juvenal dos Santos Netto


7. Zulmira de Oliveira Martins - 2008-09-16 15:30:34
O meu coração muito se alegrou com o culto em comemoração aos 90 anos da 1ª IPI de Santos. Certamente o Pai do Céu ainda tem muitas bênçãos reservadas para a amada igreja.
Zulmira


8. Rev. Paulo José de C. Pires - 2008-09-20 19:48:16
Caros irmãos, Deus nos tem dado oportunidades de conhecer a sua família que eu diria não ser tão pequena, e, entre outros membros desta família pude estar com os irmãos por dois anos em que aprendi amá-los entre erros e acertos nos quais espero mais ter acertado que errado.
Ao completarem mais um ano de organização eclesiástica, estimo que o Deus que os tem chamado e colocado-os nesta cidade, continue abençoando a vida de vocês e que sejam em Santos um referencial de cidadania cristã.
Em Cristo nosso fraternal abraço.
Pr. Paulo José e família


9. Sarah - Renata e Ivo - 2008-09-20 19:54:54
Amados irmãos e amigos...
O nosso Pai seja louvado por essa amada igreja, a qual nós por amor oramos sempre, parabéns a todos os membros e irmãos que continuam como vocês prosseguindo esse ministério para o louvor da Sua glória
Aleluia, Aleluia..........\aleluia.....
Sarah, Renata e Ivo,
abraços a todos.


10. Sérgio Paulo de O. Martins - 2008-09-28 00:06:41
Caríssimos irmãos em Cristo
Desde a minha infância aprendi a amar a 1ª IPI de Santos, onde passei a maior parte da minha adolescência e juventude. Foi na 1ª IPI de Santos onde professei a minha fé em Cristo Jesus, e o pastor que ministrou o ato foi o rev. Paulo Martins de Almeida, meu querido e saudoso pai, que por 21 anos consecutivos pastoreou a amada igreja.
Ensejo que com as experiências adquiridas ao longo dos seus 90 anos de história eclesiástica, e com as mais ricas bênçãos dos céus, a 1ª IPI de Santos continue a realizar o trabalho de semeadura da Palavra Deus no seio desta cidade, e que à semelhança da igreja do primeiro século essa amada IPI possa cair nas graças de todo o povo santista, e a cada dia o Senhor acrescente ao seu rebanho aqueles que estarão sendo salvos, para o louvor da sua glória. Amém.
presb. Sérgio Paulo de Oliveira Martins.


11. Leni Ferreira Carvalho - 2008-10-02 01:59:59
Parabéns à nossa igreja por mais um ano de vida, gostaria muito de vê-la sempre repleta de gente e muitas, muitas crianças, por isso rogo à Deus estratégias para realizarmos a única ordem de Jesus Cristo; Ide e pregai o evangelho a toda criatura e fazei discípulos.


12. João Batista Ribeiro de Barros - 2008-10-07 18:33:30
PARABÉNS LUIS PIO O SITE DA IPI DE SANTOS ESTA MUITO BOM, PARABÉNS PELOS NOVENTA ANOS, QUE SEJA SEMPRE UMA IGREJA ABENÇOADA NO MEIO DA VILA MATIAS, NA PRAÇA BELMIRO N 01,SANTOS/SP GLORIA AO PAI,FILHO,ESPÍRITO SANTO
PRESBÍTERO JOÃO BATISTA RIBEIRO DE BARROS


13. Jaime David Adissi - 2008-10-13 04:47:45
Parabéns pelo site da igreja que me acolheu com tanto carinho e está modificando minha vida a cada dia que passa.


14. André Tadeu de Oliveira - 2009-10-03 09:58:49
Amados(as) membros(as) da Primeira IPI de Santos. Graça e Paz
Parabéns pela iniciativa do portal na web.
Que Deus abençoe vosso trabalho nessa importante cidade de nosso estado.
André Tadeu de Oliveira
Primeira IPI de São Paulo-SP


15. Ombudsman - 2009-04-05 09:13:00

Com muita alegria, noticiamos nesta data o nascimento de Nathan, filho de nossos amados irmãos Renata e Ivo, mais novo irmãozinho de Sarah Elisa.
Parabéns para o Bebê!
Como é feliz o dia em que tomamos conhecimento que uma nova vida chegou.
Uma criança forte, linda e maravilhosa. Muito nos honra e alegra compartilhar este momento tão especial da vida de vocês....
Em nosso coração e em nossos pensamentos, só há um pedido...
Que vocês sejam muito felizes nesta nova fase e que o baby tenha muita saúde sempre e muitas bênçãos de nosso Eterno Pai que está nos céus.
A 1ª IPI de Santos parabeniza também os avós Dr. Jorge, sua esposa Romilda e todos amados irmãos em Cristo Jesus da família Daher.
Que o bem, a paz e a bênção, acompanhem-no todos os dias de sua vida.


16. Rev. Marcos Paulo Bailão - 2009-09-13 15:58:34
Agora, estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar. 2 Cr. 7,15.
Em Crônicas em em outros textos mais recentes do Antigo Testamento, o templo se apresenta como lugar em que se praticava a oração. Antes disso era mais conhecido como lugar de sacrifício. Essa mudança reflete a valorização de uma prática religiosa que remonta aos primórdios da javismo, e que cresce em importância a partir de determinado tempo. Outros textos dessa época mostram até que o templo é chamado de casa de oração, como Is 56,7, texto que foi usado como frontispício para nosso templo.
A oração porém, é a prática religiosa que menos precisa de aparato, pois pode ser praticada a qualquer tempo, em qualquer lugar e por qualquer um. Por que, o templo adquiri essa importância para a oração? Por que o templo é casa de oração? Inicialmente devemos perceber que a oração tem uma dupla característica. Ela tanto pode ser individual quanto coletiva. Individualmente oramos quando estamos sozinhos e expomos diante do Senhor questões particulares, pessoais. A oração coletiva é aquela na qual uma pessoa pronuncia representando um grupo, ou todos a repetem em uníssono, e na qual se expressa assuntos coletivos, que envolvem algumas pessoas ou até toda a comunidade. O livro de Salmos tem exemplos de orações tanto de um tipo quanto de outro, o que mostra que havia espaço para ambos no templo.
Mas o templo se torna casa de oração por dois motivos principais. O primeiro é que ele era considerado a casa de Deus, lugar onde o Senhor habitava. Isso não queria dizer que ele não ouvisse orações feitas em outro local, mas que, quem fosse para lá demonstrava pré disposição para encontrar o Senhor e se submeter a ele.
O segundo é que o ambiente do templo, cercado de símbolos presentes na arquitetura, nos objetos e nas ações que ali se praticavam tornavam aquele local propício para a introspecção, contrição e outros sentimentos próprios para que uma pessoa se concentre nas suas preces.
Por isso, embora possamos devamos orar a todo tempo e em todo lugar, a Casa do Senhor é um lugar privilegiado para que ali encontremos com o Pai e, em nome do Filho e pela intermediação do Espírito Santo, conversemos com o Deus Trino.
Rev. Marcos Paulo Monteiro da Cruz Bailão
Pastor da 1ª IPI de Santos


17. Rev. Tércio Paulo de Almeida - 14/9/2009 18:47:39
Quero parabenizar o Pr Marcos Paulo M. C. Bailão e Conselho, por ter convidado a IPI de Getsêmani para o Culto de Ação de Graças pelos 91 anos de existência da 1 IPI-Santos; e ainda o Rev José Senna para a homilia.
Que as igrejas tenham sempre a iniciativa de buscar a confraternização e a unidade tão buscada na Oração Sacerdotal de Jesus (Ev. João 17).
Hoje tempo de gratidão e de construção pelo Reino de Deus em parceria.
Fraternalmente,
Rev. Tércio Paulo de Almeida
Congregação da 1ª IPI de Santos em Mongaguá.


18. Rev. Wilson Roberto Sales Devidé - 15/9/2009 18:09:39
Parabenizo o Rev Marcos Bailão e Conselho por mais um ano de vida desta Igreja, que muito tem feito pelo Evangelho em nossa cidade e região.
Sei que vocês podem dizer: EBENEZER!
Até os 91 anos de organização nos ajudou e por este motivo louvamos a DEUS.
Abraços,
Rev Wilson


19. Sandro Luis Medeiros - 7/12/2009 22:16:51
Olá irmãos da 1 IPI de Santos, estou com saudades de todos e, aproveitando, quero dizer que este site ficou excelente, bem organizado! Espero revê-los em breve!
Saudades!
Sandro


20. Rev. Juvenal dos Santos Netto - 13/09/2011 09:32:04
"Mais um aniversário da 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Santos. Também conhecida como "Casa de oração para todos os povos" devido ao grande letreiro com esses dizeres bem à frente do templo, e como "Igreja da Praça" pela sua localização.
São 93 anos de alegrias, bençãos do Senhor, mas também são 93 anos de muita luta. Uma história marcada pela evangelização e pela fidelidade à palavra de Deus. Eu sou "suspeito" para dizer quão querida é a 1ª IPI. Foi nela que passei boa parte da minha vida. Fui batizado pelo Rev. Jonas Nogueira em 1982. Fiz minha profissão de fé em 1997 com o mesmo pastor Jonas, que pastoreava a igreja pela segunda vez. Tive o privilégio de, posteriormente, em 2005 ser enviado ao então "Seminário Teológico de São Paulo" para dar início aos meus estudos teológicos, cumpri meu período de seminário e de licenciatura nesta mesma igreja sendo, finalmente, em 16 de janeiro de 2011 ordenado ao ministério da palavra e dos sacramentos. Hoje pastoreio as igrejas de Praia Grande e de São Vicente. À 1ª IPI de Santos fica toda a minha gratidão por terem investido na minha vida e me auxiliado sempre que foi preciso. Meu desejo e oração é que o Senhor da igreja, o nosso Senhor, o Criador dos céus e da terra derrame suas ricas bençãos sobre a 1ª IPI, e que esta igreja possa continuar sendo referencia na prática da fé reformada, na doutrina e no amor! Que Deus abençoe a todos os membros e pastores da 1ª IPI."
Rev. Juvenal Netto


21. Rev. Fernando Jordão de Farias - 13/9/2011 17:40:44
Quando comemoramos mais um ano de existência de uma igreja, geralmente tomamos como base o aniversário de alguém, concebendo a igreja como uma pessoa. Certamente, a igreja não é, apenas, instituição. Instituição é uma empresa, uma organização. Porém, a igreja é muito mais do que isso é um organismo vivo. A organização é essencial ao organismo vivo, pois sempre se apresenta dentro de uma ordem, mantendo a disposição de seus órgãos e membros, todavia, qualquer empresa é organizada e não pode ser chamada de corpo. Somente a Igreja de Cristo é organização e organismo. Também chamada na Bíblia de rebanho de Deus e família de Deus.
Ela é viva e se reproduz. Portanto comemoraramos mas um ano de vida. Que esse corpo 1IPI de Santos possa se multiplicar em mais igrejas nos anos vindouros com a graça de Deus.
Rev. Fernando Jordão de Farias


22. Rev. Paulo Cesar de Souza - 21/09/2011 20:36:05
Louvo a Deus por mais este aniversário desta amada Igreja. Sinto-me honrado de ter sido um dos pregadores convidados a participar deste momento tão especial na vida dos irmãos e irmãs. Agradeço imensamente a acolhida tão carinhosa que tiveram comigo.
Rogo a Deus que continue derramando suas mais ricas bênçãos sobre a Igreja, seu Conselho e seus pastores, em especial, ao Rev. Marcos Bailão, grande amigo que fiz no Ministério.
Que em nome de Jesus esta Igreja continue cumprindo a sua missão de Proclamar o Reino de Deus na cidade de Santos, com animo e vigor, até o dia glorioso da volta de Nosso Senhor.
Deus abençoe a vida dos irmãos e irmãs.
Em Cristo e por Ele.
Rev. Paulo Cesar de Souza


23. Rev. Antonio Carlos - 03/06/2012 22:13:25